quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

"O festim dos corvos" e "A dança dos dragões".

Lembram da fórmula dos três primeiros livros anteriores? Inclusive do primeiro livro dessa saga de George Martin é que surgiu o seriado Game of Thrones.

A "fórmula" consistia em narrar, de forma linear a história sob o ponto de vista de diversos personagens, inclusive personagens que se encontravam distantes entre si. Aí, quando vi o 4º livro (O festim dos corvos), fui seca ler e comecei a achar sem graça, porque o autor simplesmente MUDA tudo.

O festim dos corvos insere perspectivas de outras personagens mas fica em Westeros. Você se pergunta: onde está todo mundo, ó céus?! Porque dá uma sensação de vazio, incompletude. E continua assim n'A dança dos dragões (A dance with dragons). Neste 5º livro, o enfoque é sobre o que se passa em torno de Daenerys, mas quase nada se fala dos dragões ¬¬

Apesar de não ter gostado dessa "repartição" toda, que deixa a história estranha e esquiva para os desmemoriados (porque só vai ligar A com B se você ler os dois livros), o enredo ainda promete. Mas confesso que essa mudança de perspectiva me brochou bastante.

Outra coisa esquisita é ler os livros lançados no Brasil e os lançados em Portugal. Fora a tradução tosca de A dance with dragons (que li a versão de Portugal), se é que entendi bem, eles fizeram parte 1 e parte 2 ¬¬'
Então fiquei patinando nessa parte 1, e só será lançada a parte 2 (chamada, segundo vi em um blog português, de "Os reinos do caos") prevista pra final deste mês.
Haja paciência!!!

O 6º e 7º (último) livros da série serão, respectivamente "Os ventos do inverno"  e "Um sonho de primavera", sem previsão de lançamento no Brasil.

No mais, espero que Martin retome a fórmula anterior que garantiu o sucesso da obra no próximo livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...